Ortodontia

 

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida. Dentes alinhados, esteticamente agradáveis e com oclusão correta trazem beleza e equilíbrio ao rosto, além de uma função de mastigação, fala e deglutição normais.

Por que devo escolher um especialista?

A escolha do ortodontista é uma decisão muito importante, pois o resultado estético e funcional vão refletir no resto da sua vida.Esse profissional além de ser graduado como cirurgião-dentista, realizou um curso de pós-graduação, por pelo menos mais 24 meses de treinamento específico para diagnosticar e tratar pacientes portadores de maloclusões. Você pode verificar a titulação do profissional entrando em contato com o Conselho Regional de Odontologia. 

Qual o tempo médio de duração de um tratamento?

O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto. O tempo total de tratamento depende da gravidade da maloclusão, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.

Qual a idade que devo levar meu filho consultar um especialista em Ortodontia?

O exame precoce de uma criança permite que um especialista em Ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico, planejando se necessário, um tratamento. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem em outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. Este exame pode ser feito a partir dos quatro anos de idade, quando a dentição de leite já está completa.

O que é necessário para iniciar um tratamento?

Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente pelo ortodontista e para complementar as informações, será solicitada documentação(pasta) a respeito da arcada dentária do paciente, como radiografias, modelos de gesso e fotografias dos dentes e da face. Com a documentação em mãos, o ortodontista fará um diagnóstico e, se necessário, um plano de tratamento para o paciente.

Os BENEFÍCIOS de usar aparelho são:

Os PREJUÍZOS de NÃO usar aparelho e viver com os dentes em posições incorretas são:

Portanto, se você não tem um sorriso perfeito, faça um tratamento ortodôntico e renove-se.

Trabalhamos com os diferentes tipos de aparelhos ortodônticos:

A ORTODONTIA CONVENCIONAL com aparelhos metálicos e estéticos( porcelana), indicada para todas as idades.

A ORTODONTIA VELOZ que consiste num tratamento realizado com bráquetes autoligados. Com este sistema de aparelho a movimentação dentária ocorre de maneira mais rápida e, portanto, há uma redução no tempo de tratamento.

Isto ocorre porque os bráquetes autoligados não necessitam das "borrachinhas" (alastics) como os aparelhos tradicionais, pois possuem uma "tampa" para segurar o fio e, assim, reduzem o atrito na movimentação dentária.Eles podem ser metálicos ou estéticos(porcelana), e indicados para todas as idades.

 

Não há limite de idade para fazer o tratamento, nunca é tarde para colocar a saúde bucal em dia.

Portanto, se você não tem um sorriso perfeito, faça um tratamento ortodôntico e renove-se!

Assista o vídeo ilustrativo do BRÁQUETE AUTOLIGADO.